Fazer um financiamento imobiliário não é uma tarefa complicada, mas sem o devido acompanhamento pode se tornar uma dor de cabeça.

Para lhe auxiliar, elaboramos um guia simplificado com o cronograma de um financiamento para compra de terreno e construção. São informações simples, diretas e muito efetivas, as quais darão uma ótima orientação de como iniciar o caminho para você realizar a compra da sua casa própria.

1 – Definição da sua capacidade de financiamento:

Qual a sua real capacidade de financiamento? Essa informação é fundamental no processo, e é obtida através de uma simples simulação. Essas informações deverão estar corretas, pois determinarão o seu potencial financeiro para se comprometer com o crédito imobiliário.

Hoje, quase todos os bancos e financeiras disponibilizam simuladores nos seus sites. Defina um perfil padrão e faça simulações em pelo menos 3 sites. Lembre-se de usar o mesmo perfil em todos os sites. Os sites mais populares são:

Caixa Econômica Federal
Crédito Material de Construção BB
Crédito imobiliário Bradesco
Minha casa minha vida

Abaixo, listamos os critérios para a obtenção de financiamento imobiliário junto a CAIXA:

  • Ter mais de 18 anos ou ser emancipado com 16 anos completos;
  • Ser brasileiro ou possuir visto permanente no país;
  • Possuir capacidade civil e de pagamento;
  • O seu nome não pode estar em cadastros de devedores, como SERASA;
  • A prestação não pode ser maior que 30% da sua renda familiar mensal bruta;
  • A garantia do financiamento é a alienação fiduciária do imóvel, ou seja, o imóvel é dado como garantia de pagamento ao financiamento feito com a CAIXA. Em caso de inadimplência, a CAIXA pode tomar o imóvel para quitar o saldo devedor.

2 – Possua uma reserva financeira:

Esse é o principal ponto para o qual você deve se preparar, pois necessitará desse valor para inúmeras etapas da compra do terreno e construção, como descrevemos abaixo:

Valor de entrada para a compra do terreno ou para dar de entrada no financiamento;
Pagamento do projeto e encargos junto a prefeitura;
Despesas com taxas de financiamento;
Averbação do financiamento junto ao registro de imóveis.
Você poderá usar o seu FGTS como parte do pagamento e poderá financiar até 90% do valor do terreno, para pagar em até 35 anos. Também é muito importante ressaltar que depois de iniciado o processo de financiamento, não existe possibilidade de uma pausa, você poderá desistir, mas o valor investido não será ressarcido.

3 – Encontre seu imóvel ideal

Cuidado porque você pode encontrar um imóvel em muito melhor condições que outro, por isso sempre busque ajuda. Um terreno bem escolhido pode economizar para você até 30 mil reais no final da obra (isso em se falando em casa popular, pois áreas maiores o valor pode ser maior ainda se não souber escolher um terreno). Procure-nos para que possamos ajudar você na busca de um terreno, dentro dos critérios estabelecidos previamente pelo seu perfil (limite de valor, localização, topografia, posição solar, entre outros).

4 – Iniciar a construção

Após concluir a documentação, o financiamento aprovado e o contrato assinado, iniciaremos a construção para você até o dia em que receberá as chaves da casa. Você poderá ACOMPANHAR cada etapa da construção, inclusive poderá fornecer e adquirir o material onde quiser, se você assim quiser. Contudo, poderá também fazer um orçamento e o valor poderá ser adquirido pela nossa Construtora diretamente das empresas fornecedoras.

Com este passo-a-passo você já tem uma ideia de como se preparar para a aquisição de um imóvel através do financiamento imobiliário, e caso você tenha alguma dúvida, entre em CONTATO conosco.

COMPARTILHAR